Enem: resultados da prova são divulgados; veja como conferir

Com o resultado do exame, os participantes podem entrar na faculdade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

PUBLICIDADE

Por Renata Okumura
Atualização:
2 min de leitura

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2023 foram divulgados nesta terça-feira, 16, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, apresentaram os resultados do exame, em evento na sede do Ministério da Educação, em Brasília. As notas podem ser conferidas na Página do Participante.

As provas, que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País, foram realizadas em 5 e 12 de novembro na versão regular. Nos dias 12 e 13 de dezembro foi realizada a versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e a reaplicação do exame para quem perder o exame por motivos justificáveis.

O gabarito oficial e os cadernos de questões do Enem foram divulgados no portal do Inep no dia 14 de novembro do ano passado. Mais detalhes podem ser encontrados no edital do Enem.

Entrada de estudantes para a segunda fase do Enem na unidade da Unip da Rua Apeninos, em dia de extremo calor. Foto: Tiago Queiroz/Estadão - Foto: 12/11/23

Em 2023, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram no exame. Do total de inscritos, 1,2 milhão não realizaram a prova.

Continua após a publicidade

Com o resultado do exame, os participantes podem entrar na faculdade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o País com base na nota do Enem.

O exame também se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), também uma ação do Ministério da Educação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.