PUBLICIDADE

BBB 24: Web acusa Fernanda de xenofobia em comentário sobre Davi; entenda

Participante causou polêmica nas redes sociais ao utilizar uma expressão para se referir ao local de nascimento de Davi; equipe da sister se defendeu das acusações no X (antigo Twitter)

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Uma fala da sister Fernanda, do Big Brother Brasil 24, causou polêmica nas redes sociais no último domingo, dia 3. Isso porque, em uma conversa com Pitel e Michel, a imunizada da semana, enquanto falava sobre Davi, usou a expressão “c* da Bahia” para se referir ao local de nascimento do brother. Veja:

Enquanto conversava sobre a postura de Davi no jogo, a sister fez menção a Nizam, participante eliminado na segunda semana. “Querer comparar o Davi que deve ter vindo do c* da Bahia com o Nizam, que fala nove línguas, já viajou o mundo inteiro, teve acesso a muitas outras coisas, é complicado”, disse ela.

PUBLICIDADE

Davi é natural de Salvador, na Bahia, e reside no bairro de Cajazeiras, localizado no centro da cidade. De acordo com informações do IBGE, a população do bairro no último censo, realizado em 2022, era de 63.239 pessoas.

No X (antigo Twitter), a equipe da participante se pronunciou dizendo que: “gostaríamos de pedir desculpas àqueles que se sentiram ofendidos pela expressão. No entanto, é válido ressaltar que no vídeo fica claro que Fernanda utiliza essa expressão para se referir a um ‘lugar distante e de difícil acesso’ e não em forma de menosprezar o local”.

Comentário xenofóbico?

Também na rede social, muitos usuários criticaram a colocação da participante, pois, para muitos, a expressão possui um cunho xenofóbico. “Rainha da xenofobia”, disse um usuário. “Fernanda adota uma postura antes, durante e depois do paredão. Agora que tá segura no jogo, dando um show de xenofobia”, rebateu outra usuária.

Outros perfis na rede social, no entanto, defenderam Fernanda das acusações. “Quando alguém falar que vc mora ‘onde judas perdeu a bota’ não quer dizer que vc mora longe... Agora, quer dizer que vc é um falso e traidor”, ironizou um usuário. “Desculpa, mas dizer isso quer dizer que é um lugar longe, de interior, isolado, etc. Não vi problema algum. Quem ‘entendeu’ o contrário ta querendo atenção”, contornou outro.

Equipe de Fernanda se pronuncia

Momentos após o trecho do vídeo viralizar pela rede, a equipe da participante se pronunciou nas redes sociais sobre o comentário da sister. Pelo X, o time publicou: “primeiramente, gostaríamos de pedir desculpas àqueles que se sentiram ofendidos pela expressão referente ao ‘c* da Bahia’. No entanto, é válido ressaltar que no vídeo fica claro que Fernanda utiliza essa expressão para se referir a um ‘lugar distante e de difícil acesso’ e não em forma de menosprezar”.

Publicidade

Continuou: ”O ponto central é que Fernanda está destacando a diferença nos privilégios e oportunidades de vida entre Davi e Nizam. Ela considera absurdo equiparar a realidade de alguém que enfrentou limitações com a de alguém que teve um caminho mais aberto para conhecer o mundo”.

O que é xenofobia?

Segundo a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), xenofobia é definido como “atitudes, preconceitos e comportamentos que rejeitam, excluem e frequentemente difamam pessoas, com base na percepção de que eles são estranhos ou estrangeiros à comunidade, sociedade ou identidade nacional”.

A xenofobia também é caracterizada pelo ódio, rejeição, preconceito ou hostilidade em relação a aquele que nasceu de um lugar diferente do seu, como outro país ou região.

Formação do décimo primeiro paredão

O mais recente Paredão do BBB 24 foi formado neste domingo, 3, na Globo, entre Michel foi o escolhido pelo líder, Alane pela casa e Davi, que já estava no paredão e tinha direito a um contragolpe. A escolhida por ele foi Yasmin Brunet, mas ela venceu a Prova Bate-Volta e se salvou.

Fernanda e Davi, participantes do BBB 24 Foto: Globo/Paulo Belote

Durante a votação, os participantes não puderam nomear ao paredão o líder, Lucas Henrique, o Anjo, Pitel, a imunizada Fernanda, que recebeu imunidade de sua amiga, e Davi, que atendeu o Big Fone e já estava garantido na disputa pela eliminação.

A formação começou com Pitel dando a imunidade para Fernanda. O líder Lucas Henrique indicou Michel. A participante mais votada pela casa foi Alane e Davi, usando o poder de contragolpe, indicou Yasmin.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.