Publicidade

Corinthians não caía na primeira fase do Paulistão desde 2014; relembre outras eliminações precoces

Equipe alvinegra coleciona saídas prematuas do Campeonato Paulista nos últimos 20 anos

PUBLICIDADE

Por Daniel Brito
Atualização:

O Corinthians voltou a cair na fase de grupos do Campeonato Paulista. De nada adiantou vencer o Santo André por 3 a 2 em Itaquera neste sábado, dia 2. Mesmo com o resultado positivo, o time comandado por António Oliveira necessitava que Mirassol e Inter de Limeira perdessem seus respectivos jogos. Com apenas uma das equipes ganhando, os esforços corintianos foram em vão.

Queda em 2014

PUBLICIDADE

A última vez em que a equipe alvinegra havia sido eliminada na fase inicial da competição foi em 2014, ano de Copa do Mundo. Naquele ano, o time começou o campeonato bem, vencendo seus dois primeiros jogos contra Portuguesa e Paulista de Jundiaí. Porém, a derrocada começou após o clube perder em casa para o São Bernardo por 1 a 0. Logo em seguida, foi goleado por 5 a 1 pelo Santos e derrotado por Ponte Preta (2 a 1) e Bragantino (2 a 0). Na sequência, empates em 1 a 1 em jogos contra Mogi Mirim e o rival Palmeiras.

Após os resultados, o Corinthians encontrou o caminho das vitórias nas três rodadas seguintes ao vencer Oeste, Rio Claro e Comercial de Ribeirão Preto. Em seguida, goleou fora de casa o Linense por 4 a 0, mas depois foi derrotado por 3 a 2 pelo São Paulo. A eliminação foi sacramentada após empate em 0 a 0 com a Penapolense no interior paulista. Assim como este ano, o clube chegou à última rodada cumprindo tabela, mas contra o Atlético Sorocaba. Coincidentemente, Mano Menezes, demitido em fevereiro deste ano após quatro derrotas seguidas no Paulistão, comandava o time alvinegro naquela oportunidade.

Jogadores do Corinthians lamentaram eliminação na fase de grupos do Paulistão de 2014 Foto: José Patrício/Estadão

Queda em 2008

Outra eliminação precoce aconteceu em 2008, após uma derrota por 3 a 2 para o Noroeste, de Bauru, na última rodada do torneio. Ainda abalada pelo rebaixamento para a Série B um ano antes, e também sob o comando de Mano Menezes, a equipe fez uma campanha ruim e chegou à última rodada necessitando vencer a partida e dependendo de si para se classificar - o que não aconteceu.

Queda em 2007

Em 2007, ano do rebaixamento para a Série B, o time do Parque São Jorge também teve um início de temporada modesto, para não dizer ruim, e se despediu precocemente do Paulistão após empate por 1 a 1 com o Santo André no Estádio Bruno José Daniel, na cidade do ABC Paulista.

Queda em 2004

Três anos antes, uma outra eliminação, mas mais do que isso: o Corinthians quase foi rebaixado para a Série A-2 da competição. Depois de uma campanha desastrosa, o clube alvinegro chegou à ultima rodada da fase de grupos com pífios oito pontos conquistados, mas dependendo de si mesmo para escapar. Bastava empatar com a Portuguesa Santista no Pacaembu. O que se viu, porém, foi um vexame: derrota por 1 a 0. Quando tudo parecia perdido, o São Paulo venceu seu jogo contra o Juventus por 2 a 1, com dois gols do atacante Grafite, e salvou o próprio rival da queda - rebaixando, portanto, o clube da Mooca. O episódio é lembrado até hoje.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.