PUBLICIDADE

Publicidade

‘Série B da Libertadores’? Copa Sul-Americana terá Corinthians, Cruzeiro, Inter e Boca; veja jogos

Torneio tem confrontos equilibrados e muito Brasil x Argentina na fase de grupos

Foto do author Milena Tomaz
Por Milena Tomaz

A Copa Sul-Americana 2024 começa nesta terça-feira, 2. Com times como Boca Juniors, Corinthians, Cruzeiro e Internacional, o torneio reúne equipes de peso que não se classificaram para a Libertadores, o maior torneio de clubes do continente. Esses clubes somam juntos 11 títulos da Libertadores e terão de “contentar” com a Sul-Americana, torneio apelidado pelos torcedores de “Série B da Libertadores”.

Na temporada passada, o Campeonato Brasileiro distribuiu seis vagas na Sul-Americana: Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro, do 8º ao 14º colocado na tabela da competição - com exceção do São Paulo, que ficou em 11º lugar, mas conquistou vaga na Libertadores por vencer a Copa do Brasil. Já o Red Bull Bragantino disputará o torneio após ser derrotado pelo Botafogo na chamada pré-Libertadores deste ano.

Paraguaio Romero é uma das principais apostas do Corinthians para a Copa Sul-Americana Foto: Renato Pizzuto/Ag. Paulistão

PUBLICIDADE

O Corinthians está na chave F da Sul-Americana. A estreia no torneio continental será contra o Racing, do Uruguai. O clube paulista já enfrentou o time uruguaio na Libertadores de 2010, jogo que ficou marcado pela estreia de Ronaldo no torneio, e venceu por 2 a 0.

O Nacional, do Paraguai, é outro time do grupo F. O time paraguaio traz lembranças boas para os torcedores alvinegros. Isso porque as duas equipes se enfrentaram na Libertadores de 2012, que teve o clube paulista como campeão. Na época, o Corinthians venceu as duas partidas: na primeira, fez 2 a 0; e na segunda, 3 a 1.

Outro adversário também é o Argentinos Juniors, que encarou o time paulista na Libertadores do ano passado. Dessa vez, o retrospecto não favorece muito os brasileiros. A equipe argentina teve como saldo uma vitória por 1 a 0 e um empate em 0 a 0.

Outro clube brasileiro que tem argentinos pelo caminho é o Internacional, que está no grupo C da Sul-Americana. Em busca do bicampeonato - o primeiro foi conquistado em 2008 -, o time comandado por Eduardo Coudet vai jogar contra o Belgrano, da Argentina, na estreia no torneio.

O confronto promete ser um dos mais interessantes da primeira rodada. Para completar, o grupo C tem ainda o Delfín, do Equador, e o Real Tomayapo, da Bolívia, que tem o zagueiro brasileiro Hallyson na equipe.

Publicidade

Já o Cruzeiro, que está no Grupo B, tem a altitude de Quito, no Equador, para superar logo no primeiro duelo da temporada. A equipe mineira enfrenta o Universidad Católica, a 2.850 metros de altitude.

Outra chave que deve ser agitada é a D, que tem o Boca Juniors, da Argentina. O time perdeu a final da Libertadores para o Fluminense em 2023 e não conseguiu assegurar uma vaga na competição pelos torneios argentinos. Com isso, vai disputar a Sul-Americana pela primeira vez desde 2014 - e está no caminho do Fortaleza na fase de grupos. Além de Boca e Fortaleza, integram o grupo D o Nacional Potosí, da Bolívia, e o Sportivo Trinidense, do Paraguai.

Juan Román Riquelme, ídolo e atual presidente do clube, ressaltou à TyC Sports que “fazer uma boa campanha na Sul-Americana é chegar na final”.

O Athletico-PR, que já levantou o título da Sul-Americana em 2018 e 2021, é mais um interessado no tricampeonato e começa a campanha desta temporada contra o Sportivo Ameliano, do Paraguai, em confronto válido pelo grupo E, que tem também o uruguaio Danubio e o Rayo Zuliano, da Venezuela.

Outro brasileiro a jogar contra venezuelanos é o Cuiabá, que tem no caminho o Metropolitanos-VEN, além do Deportivo Garcilaso, do Peru. A estreia no torneio será contra o tradicional Lanús, da Argentina, campeão em 2013.

Para completar, há no grupo H mais um representante do País: o Red Bull Bragantino. O time paulista abre a competição contra o Coquimbo Unido, do Chile, e vai enfrentar ainda o Racing, da Argentina, e o Sportivo Luqueño, do Paraguai.

Veja os jogos dos times brasileiros na primeira rodada e seus respectivos horários (de Brasília):

Publicidade

Dia 2 de abril

  • 19h - Sportivo Ameliano x Athletico-PR
  • 19h - Belgrano x Internacional
  • 21h30 - Racing-URU x Corinthians

Dia 3 de abril

  • 19h - Cuiabá x Lanús
  • 21h - Sportivo Trinidense x Fortaleza
  • 21h - Red Bull Bragantino x Coquimbo Unido

Dia 4 de abril

  • 21h - Universidad Catolica x Cruzeiro

Na primeira fase da Sul-Americana, cada equipe fará seis jogos, e apenas a melhor campanha de cada grupo avança direto às oitavas de final. Os times que ficarem na segunda colocação deverão disputar o playoff.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.