Vídeo de fachada em NY com ofensa a eleitores do PT é montagem; imagem não foi exibida por Elon Musk

Modelo disponível na ferramenta CapCut simula painel na Times Square e já foi usado em mais de 62 mil vídeos

PUBLICIDADE

Por Clarissa Pacheco
Atualização:

O que estão compartilhando: que o Brasil virou meme ao ter uma imagem de burro, associada a um eleitor do PT, exibida em um outdoor fixado em um dos prédios de Elon Musk em Nova York, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi publicado originalmente por um perfil no TikTok que utilizou um template do aplicativo de edição de vídeos CapCut para fazer uma montagem.

O template permite que uma imagem seja inserida num vídeo pré-existente, simulando a exibição em um telão na Times Square, em Nova York. A ilustração de um burro vestindo uma camisa do PT já tinha sido usada antes pelo mesmo perfil no TikTok que publicou o meme, mas sem incluir uma legenda desinformativa.

Vídeo para o TikTok foi feito usando template e não mostra cena real em Nova York. Foto: Reprodução/Facebook Foto: Reprodução/Facebook

Saiba mais: Depois de ser publicado no TikTok, o vídeo foi parar em outras plataformas, como Facebook e YouTube, com legenda falsa. Ela alega que o Brasil virou piada nos Estados Unidos por causa de um outdoor fixado em um prédio pertencente a Elon Musk. As publicações somam pelo menos 100 mil visualizações.

Usuários do CapCut podem incluir qualquer imagem no template e simular que ela está sendo exibida no telão. Ele foi utilizado pelo menos 62,5 mil vezes na rede social, e agora está indisponível.

Conteúdos desinformativos com menção a Elon Musk se tornaram mais frequentes desde que o CEO da Tesla e do X usou a própria rede social para atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o acusou de censura.

Este mesmo conteúdo foi checado pela agência Aos Fatos e pelo Boatos.org.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.