PUBLICIDADE

Não, Drauzio Varella não disse que excesso de peso é culpa do ‘número de mitocôndrias’ no corpo

Vídeo imita voz do médico usando inteligência artificial para tentar levar a site que promete truque milagroso para resolver problema de saúde

Por Clarissa Pacheco
Atualização:

O que estão compartilhando: que o médico Drauzio Varella disse em um vídeo que as pessoas que a única forma possível de perder peso é regular as mitocôndrias, e que há um truque caseiro com água para esta finalidade.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo usa o trecho de um conteúdo verdadeiro publicado no canal do médico no YouTube, mas altera a resposta dele para a pergunta: “Por que tem pessoas que comem muito e não engordam, enquanto tem outras que comem menos e engordam?”. O vídeo mentiroso usa inteligência artificial para parecer que Drauzio diz que a resposta estaria na quantidade de mitocôndrias que cada pessoa possui. No vídeo verdadeiro, Drauzio fala apenas no equilíbrio energético do corpo.

Post mistura vídeo verdadeiro com edição feita com uso de IA; médico não fala em mitocôndrias, nem em truque caseiro com água para controlá-las. Foto: Reprodução/Facebook Foto: Reprodução/Facebook

PUBLICIDADE

Saiba mais: O vídeo investigado foi compartilhado no Facebook e acumulou mais de 750 mil visualizações. Ele usa uma estratégia comum em publicações que falam em curas milagrosas ou que tentam captar dados sensíveis de usuários. A primeira parte do vídeo é real e mostra o rosto e a voz de uma personalidade conhecida. Em seguida, a imagem original é substituída por outra mais genérica. Uma narração falsa é adicionada, imitando a voz do personagem. Isso é possível em casos de pessoas conhecidas, quando a voz é facilmente imitada em softwares de inteligência artificial.

Neste caso, a voz da narração é bastante parecida com a do médico Drauzio Varella, mas é possível perceber um tom “robótico” em algumas das frases.

Resposta está no equilíbrio energético, não nas mitocôndrias

O vídeo original usado para produzir a peça de desinformação foi publicado no canal do médico no YouTube em 4 de dezembro de 2017. Ele responde à pergunta de um usuário chamado LucasTube, que questiona por que existem pessoas que comem muito e não engordam, enquanto outras comem menos e engordam.

O médico explica que isso acontece por conta do equilíbrio energético do organismo das pessoas. De um lado, está a energia absorvida pelo corpo, que vem dos alimentos ingeridos. Para que uma pessoa consiga manter um peso constante, a energia absorvida tem que ser igual à soma entre a energia gasta em repouso, a energia gasta em atividade – como exercícios físicos, por exemplo – e a termogênese, que é o gasto de energia do corpo para manter a temperatura interna dos órgãos em 37°C, mesmo em dias bastante frios.

“A energia gasta em atividade varia: se você faz muito exercício, você pode comer mais, tem liberdade. Se você não faz nenhum, tem que comer muito menos para equilibrar a equação”, diz Drauzio, antes de falar sobre a energia em repouso. “Essa varia muito. Em geral, o ‘magro de ruim’ é aquele que o corpo é muito esbanjador de energia, ele gasta muita energia em repouso, ele pode comer mais. O que tem tendência à obesidade é aquele que tem um corpo econômico, um corpo que gasta pouca energia. E aí, o pouco a mais que ele coma, ele desequilibra a equação”, afirma.

Publicidade

Essas pessoas engordam, explica, porque as calorias ficam guardadas. “O corpo humano não despreza nenhuma caloria Toda caloria em excesso é transformada em gordura e armazenada nas células adiposas”, completa. O vídeo se encerra sem que o médico ofereça nenhum tratamento “milagroso”.

Em dezembro do ano passado, em uma matéria do Fantástico, Drauzio Varella falou sobre o uso de inteligência artificial para aplicar golpes e espalhar desinformação, prometendo tratamentos milagrosos usando sua imagem.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.