Vídeo engana ao afirmar que Elon Musk vive em uma casa móvel; imagens foram criadas por IA

Informações do biógrafo de Musk, do jornal ‘Daily Mail’ e do próprio empresário apontam que sua ‘principal casa’ fica no Texas

PUBLICIDADE

Por Bernardo Costa
Atualização:

O que estão compartilhando: vídeo afirma que o bilionário Elon Musk, dono da Tesla, da SpaceX e da rede social X, vive em uma pequena casa móvel, comprada por 50 mil dólares, que o permite se estabelecer em qualquer lugar do mundo.

O Estadão Verifica apurou e conclui que: é enganoso. Elon Musk afirma que sua “principal casa” custa aproximadamente 50 mil dólares. Ela fica em Boca Chica, no Texas, próximo a uma instalação da SpaceX. No entanto, segundo fotos divulgadas pelo biógrafo do empresário e pelo Daily Mail, ela não se parece com as imagens do vídeo e não tem a característica de ser móvel. Uma ferramenta de detecção indica que as fotos utilizadas na postagem foram criadas por inteligência artificial.

Captura de tela da postagem verificada Foto: Reprodução/Facebook

PUBLICIDADE

Saiba mais: O vídeo mostra diferentes imagens como sendo a casa móvel de Elon Musk. A primeira mostra um carro de design futurista. A porta, que está aberta para cima, mostra uma cama em seu interior. Em seguida o vídeo apresenta outras estruturas do que seria a aparência externa da casa. As imagens diferem entre si, o que sugere tratar-se de um conteúdo inventado. Há, ainda, supostas imagens do interior da casa.

A ferramenta Hive Moderation, que se propõe a detectar conteúdo gerado por inteligência artificial, indica que seis das oito imagens não seriam autênticas.

Biógrafo revela imagem da casa de Elon Musk

Em agosto de 2023, o jornalista e escritor Walter Isaacson, professor de História da Tulane University, postou uma foto no X do que afirmou ser o interior da casa de Elon Musk. O post promovia o seu novo livro, a biografia do empresário, lançado em 19 de setembro do ano passado. No tuíte, Isaacson diz que, em 2020, Musk decidiu vender suas cinco mansões e ter como residência principal uma casa espartana em Boca Chica, no Texas, onde ele se encontrava com o empresário. A imagem não se parece com as que constam no vídeo verificado.

Dois dias depois do tuíte de Isaacson, o site Observer, ao repercutir a imagem, disse que Elon Musk vivia em uma “pequena casa” alugada de 50 mil dólares. O endereço, em Boca Chica, Texas, fica a próximo à fábrica de desenvolvimento e testes dos foguetes da SpaceX. Além do valor da casa, o texto destaca que Musk tomou uma decisão no começo de 2020: vender quase todos os seus bens físicos para que pudesse se concentrar mais nos negócios.

Em 2021, o jornal The Wall Street Journal afirmou que Musk morava em uma mansão em Austin, Texas, de propriedade do co-fundador do PayPal Ken Howery. Musk negou que isso fosse verdade.

Publicidade

Em 2022, uma equipe do Daily Mail esteve em Boca Chica e confirmou que Elon Musk viva em uma pequena casa na região. O veículo publicou uma série de fotos da residência – nenhuma delas se assemelha à suposta casa móvel mostrada na postagem enganosa. O jornal afirmou ainda que essa casa foi registrada por Musk como sua residência no título de eleitor.

A decisão de Musk de vender “quase todos os seus bens materiais” e de não possuir nenhuma casa foi anunciada em um tuíte de 2020. Desde então, ele vendeu sete mansões na Califórnia que, juntas, movimentaram US$ 128 milhões de dólares (cerca de R$ 649 milhões). Um ano depois, Musk tuitou que estava morando em uma casa de aproximadamente 50 mil dólares no Sul do Texas: “É mais aconchegante morar em uma casa pequena”, escreveu.

Musk dá a mesma informação em outros dois momentos: em outro tuíte de 2021 e em uma entrevista ao Full Send Podcast. Nessas ocasiões, ele diz que a sua “casa principal” é a de Boca Chica.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.