Um vídeo em que enfermeiras celebram o esvaziamento de leitos de UTI para pacientes de covid-19 circula sem contexto nas redes sociais. As imagens foram gravadas no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, da rede Unimed em João Pessoa, na Paraíba, em plantão entre os dias 30 e 31 de março. Embora a ala filmada estivesse vazia, havia outros leitos de UTI ocupados na mesma unidade.
De acordo com a Unimed João Pessoa, eram 148 internados com covid-19 no hospital em 30 de março, dos quais 77 estavam em UTI. No dia seguinte, eram 151 pacientes com coronavírus, 75 deles em UTI. Nesta quarta-feira, 28, são 65 internados na unidade de saúde, 35 em UTI.
No vídeo, enfermeiras cantam uma música religiosa em agradecimento. Uma das profissionais mostra os leitos vazios. É possível reconhecer o símbolo da Unimed em um dos computadores filmados.
A operadora de saúde esclareceu que a equipe comemorava uma redução no número de atendimentos, o que possibilitou que aquela ala estivesse sem pacientes. "O uso do vídeo em qualquer outro contexto que procure distorcer o fato em si é tendencioso e não verdadeiro", informou a Unimed em nota.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/BIXTPIEALNM4XC57CQOXHGNMRU.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/7Nw1c-Xoz0Y3gEbnR4rJwQaOyb0=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/BIXTPIEALNM4XC57CQOXHGNMRU.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/guXFDTRXLvY-1IrbvBlu31fPUH8=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/BIXTPIEALNM4XC57CQOXHGNMRU.jpg 1322w)
A Unimed acrescentou ainda que "elaborou um plano de contingência que possibilita que os leitos de enfermaria ou de UTI sejam expandidos ou retraídos de acordo com a demanda de pacientes". De acordo com a operadora de saúde, essa movimentação é feita quinzenalmente, de acordo com a necessidade e seguindo as tendências de disseminação do coronavírus. Leia a nota completa abaixo.
O hospital em João Pessoa lembrou que, apesar do cenário momentaneamente favorável, medidas de contenção do coronavírus ainda são necessárias, como distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.
João Pessoa registrou 239 casos e 11 mortes por covid-19 nesta terça-feira, 27, segundo a plataforma SUS Analítico. Os dados da capital paraibana indicam que houve um pico de mortes registradas no final de março e no início de abril; ao longo deste mês, os números de óbitos tiveram queda.
Ao todo, são 78.136 casos confirmados e 2.341 mortes em João Pessoa. Na Paraíba, foram 1.037 casos e 46 mortes nesta terça-feira. Desde o início da pandemia, foram 289.319 pessoas contaminadas e 6.722 vidas perdidas.
-------------
Este vídeo foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.
Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas: apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.