PUBLICIDADE

iPhone: conheça app brasileiro finalista em premiação da Apple

Aplicativo ajuda usuários a praticarem exercícios físicos sem a ajuda de um personal trainer

PUBLICIDADE

Por Sabrina Brito
Atualização:

O aplicativo SmartGym, lançado em 2016 pelo desenvolvedor brasileiro Matt Abras, foi finalista no Apple Design Award de 2024, principal prêmio da Apple para desenvolvedores de aplicativos. O app, que concorreu na categoria inovação, permite que o usuário tenha um “personal trainer” no iPhone ou no Apple Watch.

PUBLICIDADE

A inteligência artificial (IA) do aplicativo cria treinos personalizados que podem ser feitos em casa ou na academia. É possível escolher uma alternativa com base no equipamento de que se dispõe, nos músculos que se pretende trabalhar, na frequência com que se malha, entre outros aspectos.

No ano passado, o SmartGym já havia sido eleito um dos melhores aplicativos de 2023 pela Apple. Neste ano, o app perdeu para o Procreate Dreams, da Austrália, e o Lost in Play, de Israel.

App SmartGym foi finalista em prêmio da Apple  Foto: SmartGym/Divulgação

O SmartGym apresenta dados como o gasto calórico e a frequência cardíaca do usuário. São exigidas informações como a experiência do indivíduo com exercícios físicos e o objetivo de cada um para com cada treino. O banco do aplicativo conta atualmente com centenas de exercícios. O app, que é frequentemente atualizado, oferece mais de cem opções de treinos.

Assim, é possível fazer listas de equipamentos e escolher os pesos de modo personalizado. Tudo isso sem exigir acesso à internet.

Existem ainda os treinos que têm como meta o aperfeiçoamento do desempenho esportivo em modalidades como futebol, natação e basquete. Contudo, a opção está disponível apenas para quem assinar o app em sua versão premium.

“A meta com o SmartGym era mudar a forma como vamos à academia e acompanhamos nossos treinos”, afirma Abras em sua página do LinkedIn. O mineiro estudou na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e se formou no curso de ciências computacionais.

Publicidade

O app está disponível de forma gratuita na App Store. No entanto, para aproveitar todos os recursos disponíveis, é preciso assinar algum plano. Há opções de R$19/mês até R$150/ano.

Origem do app

Em uma entrevista ao site MacMagazine, Abras contou que o SmartGym surgiu como uma plataforma para que academias pudessem gerenciar alunos, treinos, aulas e agenda. O app evoluiu como um projeto pessoal para a administração de treinos em torno principalmente do Apple Watch. Então, o empreendimento cresceu para o que é hoje.

Segundo Abras, o app chegou à primeira posição entre os aplicativos da categoria Saúde e Fitness em mais de trinta países.

Em 2023, o SmartGym já havia vencido na categoria App do Ano para Apple Watch no App Store Award. “Nunca antes um brasileiro foi premiado e esse ano temos dois na lista”, disse Abras à época. “É como se o Rodrigo Santoro ganhasse um Oscar ou o Gusttavo Lima, um Grammy.” A premiação contou com 14 premiados de diversos locais do mundo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.