PUBLICIDADE

Vai continuar chovendo em São Paulo? Calor vai até quando? Veja previsão do tempo

Nesta semana, segundo a empresa Meteoblue, as temperaturas devem ficam um pouco mais amenas entre quarta e quinta-feira

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

A semana promete ser bastante chuvosa na cidade de São Paulo, conforme previsão dos meteorologistas. Ainda de acordo com a Meteoblue, a previsão para chuva permanece pelo menos até o próximo domingo, 10, sendo as precipitações mais intensas na quarta-feira, 6, e entre sexta, 8, e sábado, 9.

PUBLICIDADE

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para que as pessoas não enfrentem áreas alagadas ou com enxurradas, procurem permanecer em locais cobertos e evitem permanecer parados embaixo de árvores. “Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel.”

Na terça-feira, 5, as fortes chuvas que caíram em São Paulo colocaram toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo. As áreas mais atingidas pelo temporal foram bairros das zonas norte e leste e do centro.

Nesta quarta-feira, uma massa de ar frio mantém o clima imprevisível e chuvoso na capital paulista, com ventos soprando principalmente do sul e sudeste. “Durante o dia, as chuvas serão irregulares, com períodos de tempo mais estável, os maiores volumes de precipitação são esperados entre a tarde e o início da noite”, afirma o órgão municipal.

Calor e tempo abafado

A sensação de tempo abafado permanece por quase todos os dias. Nesta semana, segundo a Meteoblue, as temperaturas devem ficam um pouco mais amenas somente entre esta quarta e quinta-feira, 7.

Veja a previsão de temperatura para São Paulo:

  • Quarta-feira: entre 20ºC e 24ºC;
  • Quinta-feira: entre 21ºC e 26ºC;
  • Sexta-feira: entre 21ºC e 27ºC;
  • Sábado: entre 21ºC e 28ºC;
  • Domingo: entre 21ºC e 29ºC.
Relógios na Avenida Paulista marcando temperatura acima de 30ºC. Foto: Taba Benedicto/Estadão - 16/11/23

Calor, chuva e previsão de ciclone para março no Brasil, incluindo SP

As temperaturas devem permanecer elevadas em março. A expectativa é de que seja um mês predominantemente quente e abafado em diversas áreas do Brasil. São esperadas três a quatro frentes frias passando pela costa do Sul e do Sudeste do País durante o mês, mas devem ser quase todas oceânicas, de acordo com projeção da empresa Climatempo.

Publicidade

No Estado de São Paulo, o calor que atinge a capital paulista é característico do verão e deve permanecer pelo menos ao longo das próximas duas semanas. A máxima deve ficar na casa dos 30ºC, com exceção de alguns dias, e há possibilidade de chuva, principalmente entre os períodos da tarde e da noite.

“Não se pode descartar também a possibilidade de ondas de calor em áreas do Sul do País, principalmente no oeste do Paraná, e também em Mato Grosso do Sul, e no oeste de São Paulo ao longo do mês de março”, estima a Climatempo.

Março não terá tanta chuva como em anos anteriores. “Mesmo enfraquecendo, o El Niño ainda terá poder para deixar a circulação de ventos menos favorável à chuva. As pancadas vão ocorrer e serão fortes em vários momentos, mas menos frequentes do que seria o normal e com grande irregularidade espacial”, reforça a empresa de meteorologia.

Há risco para a ocorrência de ciclones em março?

“Ainda não tem indicativo de ciclones atípicos, mas por termos em março o maior aquecimento do Atlântico Sul, não dá pra descartar a formação de algum novo ciclone tropical/subtropical na costa do Sul ou do Sudeste”, alerta a Climatempo.

PUBLICIDADE

Por causa da passagem de frentes frias e possível formação de uma baixa pressão atmosférica intensa, que poderia se transformar em um ciclone, há um risco moderado para extremo de chuva no litoral do Paraná, de São Paulo e do Rio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.