Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Aricanduva: leitor reclama de alagamentos constantes em vias da região

Segundo a prefeitura, nas ruas citadas, a varrição é realizada duas vezes por semana e a limpeza manual das boca de lobo é feita mensalmente

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura

Luiz Pedroso Lopes reclama de constantes alagamentos nas Rua Altair, Alegre e Pinhalzinho, que ficam na região do distrito de Aricanduva, zona leste de São Paulo.

PUBLICIDADE

Reclamação de Luiz Pedroso Lopes: “Minha reclamação é com relação aos alagamentos constantes nas Rua Altair, Alegre e Pinhalzinho, que ficam na região do distrito de Aricanduva, zona leste de São Paulo. Estou tentando há meses ser atendido pela Subprefeitura de Aricanduva, mas sem êxito. São constantes os alagamentos, a água chega a atingir 80 centímetros durante qualquer chuva de média intensidade. Gostaria de contar com a ajuda do jornal para que providências sejam tomadas o quanto antes.”

Resposta da Prefeitura de São Paulo: “Os serviços de zeladoria da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão são feitos periodicamente nos endereços citados, bem como em toda a região de Aricanduva, e são intensificados nos períodos chuvosos. Nestas ruas, a varrição é realizada duas vezes por semana e a limpeza manual das boca de lobo é feita mensalmente, além disso, sempre que necessário, os serviços são realizados com auxílio do hidrojato. É importante esclarecer que para combater os efeitos das fortes chuvas é fundamental o apoio da população, realizando o descarte correto de resíduos. No ano passado, apenas na região de Aricanduva, foram limpos 7.911 poços de visita e bocas de lobo mecanicamente.”

Combatendo enchentes

A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e as 32 Subprefeituras da capital realizam ações de prevenção o ano inteiro, intensificando os serviços de zeladoria, com reformas de galerias, bocas de lobo e poços de visita e limpeza de córregos, piscinões, limpezas de túneis, antecipação das coletas de resíduos de varrição e coleta de pontos críticos e pontos viciados, além de obras preventivas em toda a cidade.

Sistema Urano

Desde janeiro de 2022, a cidade de São Paulo passou a contar com o Sistema Urano, que usa os dados meteorológicos para agir de forma preditiva durante as chuvas. O sistema é um módulo de gestão que usa a inteligência artificial para análise dos dados capturados em diversas bases climáticas como CGE, IBM Weather, além de outras plataformas, confrontando com os dados de serviços realizados no Sistema de Gerenciamento de Zeladoria (SGZ). A ferramenta norteia 24 horas todas as ações, além de monitorar o volume dos piscinões.

Publicidade

O Urano tem um status privilegiado no sistema de gerenciamento de zeladoria. Assim que detecta o alagamento, instantaneamente é aberta uma ordem de serviço para pronto atendimento. Um exemplo é o serviço de hidrojato, com o uso de alta pressão para desobstruir a sujeira que não permite o pleno escoamento da água da chuva. O hidrojato melhora a drenagem da via e ajuda a liberar as áreas alagadas no menor tempo possível. O Urano abrange toda a rede hidrográfica de São Paulo, com os piscinões e túneis, além de monitorar as estações de bombeamento (pôlderes).

O leitor foi informado sobre a resposta da Prefeitura de São Paulo. Ele pode voltar a entrar em contato, caso necessário.

Leitor reclama de alagamentos constantes em via do bairro Aricanduva. Foto ilustrativa. Foto: digitizesc - stock.adobe.com

Envie suas reclamações

Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.