O “rolê da galera”, que inclui nomes como Machado de Assis, Olavo Bilac e Joaquim Nabuco, começou nas confeitarias do Rio de Janeiro do século 19, mas hoje habita um ambiente mais moderno e cheio de jovens: o TikTok. É resumidamente assim que a Academia Brasileira de Letras (ABL) vem contar a sua história, em vídeo de estreia na rede social. A entrada no TikTok nesta sexta, 22, é uma das comemorações do aniversário de 126 anos da ABL, comemorado na quinta, 20.
E não só houve abertura desse canal de comunicação, como também anúncio de uma parceria com a rede. O objetivo é amplificar os conteúdos, que vão incluir a divulgação de novidades e demonstração da importância da academia para a preservação da língua e literatura brasileiras.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/IOEDBMY2SFFLZOP4XGJRJLHAIM.jpeg?quality=80&auth=72cbddc37c7ea63869c0d0ee72b7beee8f93561d2b7efe6bd6025c6edaebac59&width=329 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/IOEDBMY2SFFLZOP4XGJRJLHAIM.jpeg?quality=80&auth=72cbddc37c7ea63869c0d0ee72b7beee8f93561d2b7efe6bd6025c6edaebac59&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/IOEDBMY2SFFLZOP4XGJRJLHAIM.jpeg?quality=80&auth=72cbddc37c7ea63869c0d0ee72b7beee8f93561d2b7efe6bd6025c6edaebac59&width=938 1322w)
“O TikTok pode aproximar a ABL de um público que ainda não a conhece, basicamente os jovens, criando conteúdos interessantes para este nicho. Ao mesmo tempo, pode provocar a ABL a criar novas linguagens e formas de comunicação” justificou o presidente da ABL, Merval Pereira, em nota.
A parceria com a plataforma, ligada a um maior investimento do TikTok em conteúdos voltados à educação, busca atingir um público que procura a rede não apenas para lazer, como explica Klécio Santos, CEO da Agência in.Pacto, uma das responsáveis pela comunicação digital da ABL, também em nota. “A hashtag #aprendanotiktok já conta com mais de 100 milhões de views. A ideia é que a ABL também se torne referência como um meio de cultura, de conhecimento e de estudo para as novas gerações”, destacou na nota.
Neste sábado, 22, pela manhã, o perfil da ABL no TikTok (@abletras) contava com 78 seguidores e 157 curtidas, com três vídeos publicados: um de apresentação, um com a história da academia e outro de explicação do que faz a academia.