‘Renascer’: Buba vai reencontrar a família e contar que é trans depois da morte de José Venâncio

Os próximos capítulos da novela de Bruno Luperi marcam uma reviravolta na vida da personagem; saiba o que vai acontecer e relembre como foi sua história na versão original de Benedito Ruy Barbosa

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriela Caputo
Por Gabriela Caputo
Atualização:

Nos próximos capítulos de Renascer, a história de Buba (Gabriela Medeiros) terá novidades. Na versão do folhetim de Bruno Luperi, a personagem vai reencontrar os pais após muitos anos e contar que é uma mulher trans, incentivada por José Augusto (Renan Monteiro). O cunhado será seu novo par romântico após a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas), da qual o folhetim se aproxima.

Em cenas que devem ir ao ar no capítulo desta sexta-feira, 19, Buba vai enfrentar Venâncio, dizendo que não quer dar continuidade à farsa da gravidez. Ela não quer mais esconder sua identidade de gênero e exige que Venâncio conte a verdade ao pai, José Inocêncio (Marcos Palmeira), chegando até a expulsá-lo de casa – mas ele morre antes de fazer a revelação.

Buba (Gabriela Medeiros) apareceu "grávida" para José Inocêncio (Marcos Palmeira), mas cansa da farsa e deseja contar a verdade sobre si. Foto: Paulo Barros/TV Globo

PUBLICIDADE

A morte de José Venâncio, um dos marcos da versão original, é esperada há certo tempo no folhetim. De acordo com as sinopses divulgadas pela Globo, o fatídico episódio deve acontecer na segunda-feira, 22. De tocaia, Egídio (Vladimir Brichta) atira contra o carro de João Pedro (Juan Paiva), atingindo Venâncio.

Depois de perder o amado, Buba enfrentará momentos desafiadores. A situação da falsa gravidez fez a psicóloga perceber que não quer mais esconder quem é. Incentivada por Augusto, vai tomar coragem para contar a Inocêncio que não está grávida, revelando ser uma mulher trans.

Ela também vai procurar os pais e reencontrá-los pela primeira vez desde que passou pela transição de gênero. Em episódios anteriores, Buba confidenciou para José Venâncio que foi expulsa de casa aos 16 anos por não ser aceita pela família.

Mais tarde, a personagem vai realizar o sonho de ser mãe ao adotar o bebê de Teca (Lívia Silva). Além disso, encontrará um novo amor. Depois de perder Venâncio, ela se aproxima de Augusto, com quem eventualmente assume um relacionamento.

Quem é a atriz que faz Buba em Renascer (2024)?

Na versão de Bruno Luperi, Buba é vivida por Gabriela Medeiros. Assim como sua personagem, a atriz é uma mulher trans.

Publicidade

Gabriela tem 22 anos e, além de atriz, é poeta e desenhista. Nascida em São Paulo, ela já teve contato com a psicologia – na novela, Buba é uma psicóloga – e chegou a prestar vestibular para a área.

A atriz teve seus primeiros passos no teatro com 14 anos e trabalhou no mercado financeiro, mas decidiu seguir o caminho da arte.

Buba (Gabriela Medeiros) Foto: Estevam Avellar/ Globo

Quem era Buba na Renascer original, de 1993?

Na versão de 1993, a personagem foi interpretada pela atriz Maria Luisa Mendonça.

O que acontece com Buba na Renascer original?

PUBLICIDADE

No folhetim original de Benedito Ruy Barbosa, Buba foi apresentada como “hermafrodita”, termo que caiu em desuso para designar as pessoas intersexo – aquelas que nascem com características sexuais que não seguem as definições de binaridade entre masculino e feminino.

Na trama de 1993, Buba faz uma cirurgia para deixar de ser intersexo, por sugestão de Augusto (Marco Ricca). Ela também conta a verdade para José Inocêncio (Antonio Fagundes). Ao saber que o filho de Teca (Palomma Duarte) não era de Venâncio, o protagonista fica decepcionado, mas Buba assume a criança e segue vivendo na fazenda até a morte do patriarca.

Com quem Buba fica em Renascer?

Na novela original, Buba acaba se casando com José Augusto, em Ilhéus. Conforme o andamento da versão atual, tudo indica que os personagens devem terminar juntos também na trama de Bruno Luperi.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.