PUBLICIDADE

Postagem usa IA para imitar voz de apresentadora do Fantástico e aplicar golpe

Fique atento: portal de Valores a Receber, do Banco Central, não cobra taxa para consulta

Por Milka Moura
Atualização:

O que estão compartilhando: que no programa Fantástico a jornalista Maju Coutinho anunciou o prazo final para saque de valores esquecidos no banco.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo usa inteligência artificial para imitar a voz da apresentadora. Em nota ao Verifica, a TV Globo esclareceu que a peça “não é real”. O único site disponibilizado para quem deseja checar valores a receber é o do Banco Central do Brasil (BCB). A plataforma não pede dinheiro em troca da consulta.

Vídeo compartilhado no Facebook foi criado com inteligência artificial. Foto: Reprodução/Facebook

PUBLICIDADE

Saiba mais: A publicação nas redes sociais utiliza um trecho do Fantástico do dia 02 de abril de 2022. No programa original, as apresentadoras Maju Coutinho e Poliana Abritta falavam sobre a prisão de Andreza Cristina Lima Leitão, conhecida como Bibi Perigosa. Em seguida, após um anúncio, elas encerram o programa. É possível assistir a íntegra no Globoplay a partir de 02:10:16.

Na peça adulterada golpistas usaram um áudio fake, com a mesma voz da apresentadora do Fantástico, para afirmar que são os “últimos dias para consultar e resgatar o dinheiro esquecido”. A técnica é conhecida como deepfake, quando a partir de um banco de arquivos reais, a inteligência artificial cria um conteúdo falso com as mesmas características de imagens ou sons. Em parceria com o Projeto Comprova, o Estadão Verifica já explicou o que é e como funciona a técnica de desinformação.

A peça editada também usa o título de uma matéria verdadeira do portal de notícias g1 para atrair os usuários. Por meio de um link, os interessados são encaminhados para um bot que promete verificar se há algum valor esquecido em conta. Além de pedir informações como número do CPF e data de nascimento, o link pede para que a pessoa interessada faça o pagamento de um valor para receber o valor esquecido, concretizando o golpe.

Como identificar a fraude?

  • O serviço de Valores a Receber é gratuito

É importante lembrar que o Banco Central nunca pede dinheiro para realizar a consulta de saldos esquecidos. O único site em que é possível fazer a consulta é o https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber. O serviço também não pede confirmação de senhas.

Publicidade

  • Verifique a URL

No caso aqui checado, os posts direcionam para um site falso que imita a identidade visual do portal do governo federal (https://www.gov.br/pt-br). Apesar de a imagem parecer a mesma, a URL (endereço que fica na parte superior da página) é diferente, comprovando que o site não é oficial (confira na imagem). É importante ficar atento para essa diferença.

Exemplo de URL diferente. Foto: Reprodução/Google
  • Observe quem está comentando

Na postagem analisada há diversos comentários de pessoas contando que conseguiram resgatar valores. No entanto, há uma semelhança entre os perfis: todos os comentários foram feitos no mesmo dia e as contas não possuem atividade no Facebook, apenas uma foto de perfil. Isso pode sugerir que as páginas foram criadas com o intuito de auxiliar na aplicação do golpe.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Não é a primeira vez que golpistas usam famosos para tentar aplicar golpes. Recentemente o Estadão Verifica mostrou que o apresentador Ratinho também teve um vídeo adulterado por meio de inteligência artificial em um golpe com a mesma finalidade. O BCB orienta que caso o usuário tenha caído em algum golpe, entre em contato com a polícia e registre um boletim de ocorrência. A vítima também pode entrar em contato com a operadora da conta ou cartão, e registrar uma reclamação no Procon.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.