PUBLICIDADE

Vídeo mostra desfile de tanques na Romênia, não manobra militar no Texas

Postagem tirou de contexto comemoração em país europeu; não existe conflito entre o estado americano e o exército dos Estados Unidos

Por Talita Burbulhan

O que estão compartilhando: que um vídeo de um comboio de tanques de guerra mostra militares do estado do Texas prontos para enfrentar o exército dos Estados Unidos.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo não foi filmado recentemente nos Estados Unidos, mas sim no ano passado na cidade de Bucareste, durante desfile de celebração do Dia Nacional da Romênia.

 Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE

Saiba mais: Junto a um vídeo que mostra um comboio de tanques de guerra circulando em uma rua foi inserido o seguinte texto: “O que acontece pelo mundo? Militares da Guarda Nacional do Texas movimentando blindados para enfrentar o US Army?”. A legenda sugere que a gravação foi feita no Texas, nos Estados Unidos. Na verdade, os blindados estavam na Strada Buzești, uma das ruas Bucareste, capital da Romênia.

Um portal de notícias local explicou que os tanques participavam de um desfile de comemoração do Dia Nacional da Romênia, celebrado em 1º de dezembro.

Ao navegar pelo Google Street View pela Strada Buzeti é possível encontrar elementos em comum com o do vídeo checado aqui. Compare:

As formas coloridas destacam os elementos em comum entre a imagem do Google Street View da rua da capital da Romênia com um frame do vídeo alvo da checagem Foto: Reprodução/Instagram
O retângulo vermelho nas imagens destaca o elemento em comum entre elas. Foto: Redprodução/Instagram

É fato que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o governador do Texas, Greg Abbott, estão disputando na Justiça o controle da fronteira do país com o México. Eles divergem quanto a forma de combate à imigração ilegal na região, mas o vídeo checado aqui não trata desse assunto.

Este não é o primeiro conteúdo enganoso envolvendo a tensão entre o governo estadual do Texas e o governo federal dos Estados Unidos desmentido pelo Estadão Verifica. Mostramos que imagens de 2022 relacionadas à covid-19 estavam circulando como se fosse um protesto atual de caminhoneiros em apoio ao governador texano.

Publicidade

O mesmo conteúdo foi checado pela Reuters.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.