Vídeo não mostra Domo de Ferro de Israel interceptando ataque do Irã

Conteúdo circula no Telegram desde dezembro de 2023 com aviso de que são imagens de um jogo

PUBLICIDADE

Por Gabriela Meireles

O que estão compartilhando: vídeo mostra projéteis colidindo no céu. A legenda das postagens diz: “Defesa de Israel, Iron Dome, repelindo ataques vindos do Irã”.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: o vídeo não mostra o ataque contra Israel ocorrido no último sábado. As imagens circulam ao menos desde dezembro de 2023 no Telegram. No canto superior esquerdo do vídeo, uma frase em chinês diz: “As imagens do jogo são apenas para fins de entretenimento”.

Vídeo circula no Telegram ao menos desde dezembro de 2023; Ataque do Irã contra Israel aconteceu dia 13 deste mês. Foto: Reprodução/Facebook

Saiba mais: Por meio da busca reversa de imagens (veja aqui como fazer), foi possível encontrar o mesmo vídeo em postagens no Telegram. Nessas publicações, há uma frase em chinês, que pode ser traduzida usando ferramentas como o Google Tradutor (veja abaixo). No Instagram, onde o vídeo soma mais de 16 mil curtidas, os escritos em chinês foram omitidos.

Escritos em chinês no canto do vídeo acusam inautenticidade do conteúdo. Foto: Reproduções/Facebook e Google Tradutor

O Estadão Verifica tentou contato com o responsável pela página no Instagram, mas não houve retorno até o momento da publicação.

O que é o Domo de Ferro?

PUBLICIDADE

O conteúdo verificado aqui circula no contexto do ataque do Irã contra Israel ocorrido no último sábado. A ofensiva foi contida pelas defesas antiaéreas israelenses acionadas em todo país, inclusive em Jerusalém e no sul do país, onde explosões provocadas pela ação do Domo de Ferro foram ouvidas. No dia seguinte ao ataque, Israel divulgou que, junto com seus aliados, conseguiu frustrar 99% dos mais de 300 drones e mísseis lançados em direção ao seu território.

O “Iron Dome”, traduzido para Domo de Ferro, é um sistema antimísseis criado pelos Estados Unidos em 2011 para proteger Israel de ataques aéreos. O sistema tem capacidade para derrubar foguetes e mísseis de curto alcance.

Como explicou o Estadão, esse sistema possui interceptadores que são disparados para explodir os foguetes no ar. Segundo o governo de Israel, o nível de eficácia é de 90%. O Domo de Ferro consegue prever ainda se o foguete inimigo tem uma trajetória com risco de atingir uma área povoada ou alvos de infraestrutura.

Publicidade

Como lidar com postagens do tipo: Vídeos enganosos que dizem mostrar o Domo de Ferro não são incomuns. O Estadão Verifica já identificou imagens de jogo de computador com temática de guerra sendo usadas para enganar. Por isso, vale realizar buscas reversas de imagem, priorizar os registros oficiais na imprensa e ficar atento para detalhes em vídeos suspeitos. No caso verificado aqui, por exemplo, escritos em chinês no canto do vídeo foram um dos fatores que acusaram inautenticidade do conteúdo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.