PUBLICIDADE

Putin presenteia Kim Jong-un com carro fabricado na Rússia para agradecer relações especiais

Observadores disseram que presente poderia violar resolução da ONU que proíbe o fornecimento de artigos de luxo à Coreia do Norte

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

MOSCOU - O presidente russo, Vladimir Putin, presenteou o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com um carro de luxo Aurus Senat, fabricado em seu país, como demonstração das relações especiais entre ambos, informou a imprensa oficial de Pyongyang nesta terça-feira, 20.

Kim recebeu “um carro fabricado na Rússia para seu uso pessoal de Vladimir Vladimirovich Putin, anunciou a agência oficial de notícias KCNA. A influente irmã de Kim, Yo Jong, disse que o presente é uma clara demonstração das relações especiais entre os líderes dos dois países, acrescentou a agência.

PUBLICIDADE

A KCNA não informou o modelo do veículo. Mas observadores disseram que isso poderia violar uma resolução da ONU que proíbe o fornecimento de artigos de luxo à Coreia do Norte, em uma tentativa de pressionar o país a abandonar as suas armas nucleares.

A Coreia do Norte intensificou as relações com a Rússia desde setembro, quando Kim visitou o extremo leste da Rússia para uma reunião com Putin. Estados Unidos e Coreia do Sul afirmam que os dois estabeleceram um acordo no encontro para o envio de armas norte-coreanas à Rússia em troca da assistência da Moscou para o desenvolvimento de satélites de Pyongyang.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un em encontro no extremo leste da região de Amur, na Rússia, em setembro de 2023. Foto: Sputnik/Artem Geodakyan/Pool via REUTERS

A paixão de Kim por automóveis é conhecida e ele é visto com frequência em carros de luxo, como modelos Lexus ou Mercedes-Benz classe. Sabe-se que Kim, de 40 anos, possui muitos carros de luxo fabricados fora da Coreia do Norte, que se acredita terem sido contrabandeados para o seu país, violando a resolução da ONU.

Durante uma viagem anterior à Rússia em 2019, Kim tinha duas limusines esperando por ele na estação de Vladivostok – uma Mercedes Maybach S600 Pullman Guard e uma Mercedes Maybach S62. Em setembro, na sua última ida ao país de Putin, ele viajou entre locais de encontro em uma limusine Maybach que foi trazida com ele em um de seus vagões especiais./AFP e Associated Press.

O carro de luxo russo Aurus Senat: limusine foi dada a Kim Jong-un por Putin Foto: EFE / EFE
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.