WhatsApp: aprenda a proteger conversas sensíveis com senha ou biometria

Função adiciona camada de segurança para que as mensagens permaneçam privadas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O WhatsApp disponibiliza uma função que permite proteger as conversas com uma senha ou biometria, o que adiciona uma camada de segurança para que as mensagens permaneçam privadas. Essas conversas ficam separadas das outras em uma pasta de “conversas trancadas”, assim como as conversas arquivadas.

WhatsApp disponibiliza uma função que permite proteger as conversas com senha ou biometria Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP

PUBLICIDADE

É possível acionar a ferramenta tanto no Android quanto no iPhone. e ela protege conversas individuais e em grupos. O interlocutor não saberá se uma conversa foi trancada.

Quando uma conversa está trancada, o conteúdo da mensagem e o nome do contato não são exibidos nas notificações. A notificação aparecerá da seguinte maneira: WhatsApp: 1 nova mensagem. As conversas só ficam trancadas no celular e não ficarão trancadas nos demais aparelhos conectados à conta do WhatsApp, como no computador (WhatsApp Web).

Com a função ativada, não é possível salvar mídias na galeria de fotos do celular. Para poder fazer isso, é necessário destrancar a conversa. Chamadas não ficam trancadas e as notificações de conversas trancadas aparecerão normalmente.

Ao restaurar um backup do WhatsApp em um novo aparelho, as conversas que estavam trancadas continuarão trancadas nesse aparelho. Para acessar essas conversas, é necessário configurar um método de autenticação no novo aparelho, como o Face ID ou a impressão digital.

Como proteger conversas do WhatsApp?

Para proteger uma conversa de WhatsApp, o processo é o mesmo no Android e no iPhone. Acesse a conversa que quer proteger e toque no ícone do contato (do lado da foto, em cima do nome do contato). Selecione “Conversas trancadas”. Ative a opção e confirme com senha, biometria ou Face ID. A conversa ficará separada na pasta “Conversas trancadas”, disponível na página inicial do WhatsApp.

Também é possível trancar dessa maneira:

Publicidade

  1. Abra o WhatsApp no seu celular, na lista de conversas, e segure ou deslize para a esquerda a conversa que você deseja trancar.
  2. Toque no ícone de mais opções e, em seguida, em Trancar conversa.
  3. Toque em “Trancar a conversa” com impressão digital ou com Face ID/Touch ID.
  4. Crie uma senha

O processo para destrancar uma conversa é o mesmo.

É possível criar um código secreto para acessar a conversa trancada, que é diferente da senha do seu celular. Veja como fazer:

  1. Abra a pasta Conversas trancadas e toque em Configurações.
  2. Toque em “Código secreto” e depois em “Criar código secreto”.
  3. Insira o código desejado e toque em “Avançar”.
  4. Confirme o código secreto e toque em “OK”.

Para mudar ou desativar o código secreto, acesse a pasta Conversas trancadas e toque em “Configurações”, e depois em “Código secreto”.

PUBLICIDADE

Como ocultar as conversas trancadas?

É possível ainda ocultar a pasta de conversas trancadas na sua lista de conversas. Assim, a pasta só será exibida quando a senha for inserida na barra de pesquisa. Para ocultar a pasta da sua lista de conversas, abra a pasta de conversas trancadas e toque em “Configurações”. Em seguida, ative a opção “Ocultar conversas trancadas”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.