TikTok vai usar ChatGPT para respostas em textos no app

Recurso entregará ao usuário resposta em texto da IA na página de busca ao lado dos vídeos

PUBLICIDADE

Por Vinícius Harfush
Atualização:

A plataforma do TikTok passará a utilizar a tecnologia do ChatGPT, inteligência artificial (IA) generativa da OpenAI, para gerar respostas em textos aos usuários na aba de busca. O novo recurso visa atualizar o sistema de buscas do aplicativo de vídeo e integrar a resposta escrita aos conteúdos audiovisuais da plataforma. A informação foi divulgada pelo The Verge, nos Estados Unidos, e ainda não tem previsão de chegada no Brasil, segundo afirmou a empresa ao Estadão.

Segundo a publicação do veículo norte-americano, nem todas as contas do TikTok do país estão habilitadas para utilizar o ChatGPT na busca. Um print da tela de busca do aplicativo foi divulgada e mostra o resultado da pesquisa em formato de snippet, quando a resposta aparece resumida no topo da aba de buscas.

TikTok vai usar respostas geradas pelo ChatGPT  Foto: Mike Blake/File Photo

Sem entrar em detalhes, o The Verge afirma que a interação com a IA será mostrada apenas em casos que o algoritmo da plataforma considere útil a resposta em texto após a busca. No exemplo mostrado, o ChatGPT responde a uma pesquisa de receita de pudim de chia.

PUBLICIDADE

O TikTok no Brasil afirmou que, até o momento, não há mais informações sobre a funcionalidade da ferramenta e nem sobre a disponibilidade para usuários no País. Essa não é a primeira atualização de melhora na busca do TikTok que é “esquecida” no Brasil.

Recursos como a busca integrada com o Google, que redireciona o usuário para o site fora do app por meio de links do buscador, e respostas com informações do Wikipédia também foram apresentadas pela empresa e ainda não estrearam para os dispositivos brasileiros.

Recurso de busca do TikTok terá IA do ChatGPT Foto: Reprodução/TikTok
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.