PUBLICIDADE

Manifestantes incendiaram oito veículos e apedrejaram uma caminhonete dos bombeiros em Brasília

Em nota, Corpo de Bombeiros do DF informou que sete veículos foram totalmente consumidos pelo fogo - entre ônibus e carros - na noite desta segunda-feira; um oitavo foi parcialmente danificado

Foto do author Lauriberto Pompeu
Por Lauriberto Pompeu
Atualização:

BRASÍLIA - Os ataques de vandalismo em Brasília na noite desta segunda-feira, 12, deixaram um rastro de cinco ônibus e três carros de passeio incendiados, sendo sete deles totalmente consumidos pelo fogo. As informações estão em nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que também informou que uma caminhonete da corporação foi alvo de apedrejamento. Uma delegacia da Policia Civil próxima ao local dos atos de vandalismo também foi alvo de ataques na noite de segunda-feira,12. O edifício foi apedrejado e as portas de vidro destruídas.

“A manifestação foi revolta e ocasionou danos ao patrimônio público e privado. A corporação ficou muito limitada em sua área de atuação, pois, em razão da violência da manifestação, o perigo para as guarnições de bombeiros era real. Uma viatura tipo AR (auto rápido), caminhonete, do Supervisor do CBMDF, foi apedrejada e outra viatura de água (ABT) também foi alvo de lançamento de objetos”, disseram os bombeiros.

Cenário de guerra: manifestantes queimam carros e tentam invadir sede da PF em Brasília após prisão de apoiador de Bolsonaro. Foto: Wilton Junior/Estadão

De acordo com eles, uma pessoa de 67 anos precisou de assistência médica. Ela estava no Setor Hoteleiro Norte, área que fica próxima à sede da Polícia Federal, onde os ataques se iniciaram após a ordem de prisão de um dos líderes de protestos antidemocráticos na capital federal e apoiador do presidente Jair Bolsonaro, José Acácio Serere Xavante. “(Um homem) desmaiou próximo aos hotéis e foi atendido pelas equipes do CBMDF. Estava consciente, orientado e estável, mas reclamava de dores de cabeça em razão da inalação de gás lacrimogêneo. Após regulação médica, foi encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de São Sebastião (região administrativa de Brasília)”. Ainda segundo os bombeiros, foram encaminhadas 18 viaturas e um efetivo de 63 bombeiros militares para acompanhar os ataques.

Ônibus é consumido pelo fogo perto da sede da PF no DF; balanço dos bombeiros aponta 8 veículos queimados.  Foto: ESTADAO CONTEUDO / ESTADAO CONTEUDO

PUBLICIDADE

Os episódios de violência aconteceram no mesmo dia em que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apoiadores de Bolsonaro, que perdeu para o petista no segundo turno, têm pregado um golpe militar para impedir que Lula assuma a Presidência. Bolsonaro, que ainda não se manifestou sobre seu futuro político e a derrota na tentativa de reeleição, fez diversas manifestações desde o ano passado indicando, sem provas, que poderia haver fraudes na eleição.

Os atos de vandalismo começaram na frente da Polícia Federal, na Asa Norte, por volta de 19h30, após o cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o indígena José Acácio Tserere Xavante, apoiador de Bolsonaro. A prisão do indígena aconteceu por determinação do STF e atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República por participar de atos antidemocráticos e reunir pessoas para cometer crimes. Em nota, a PF afirmou que o preso está acompanhado de advogados e que as formalidades relativas à prisão “estão sendo adotadas nos termos da lei”.

Funcionárias da limpeza da 5º DP do Distrito Federal trabalham na retirada dos cacos de vidro da porta de entrada da delegacia, estilhaçada durante protesto após prisão de apoiador de Bolsonaro. Foto: Estadão Conteúdo

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que determinou a prisão dos autores dos ataques, mas ainda não informações sobre nenhuma detenção. Em nota, a Secretaria disse que “não foram constatadas prisões relacionadas aos distúrbios civis ocorridos” e que, “para redução dos danos e para evitar uma escalada ainda maior dos ânimos, a ação da Polícia Militar se concentrou na dispersão dos manifestantes”.

A pasta afirmou ainda que o policiamento na área central da cidade e nas proximidades do hotel onde Lula está hospedado foram reforçados e que “toda área central da capital segue monitorada pela segurança pública, com apoio de câmeras de videomonitoramento e do serviço de inteligência”.

Publicidade

.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.