Esse app ‘escondido’ no iPhone pode ajudar você a economizar tempo; conheça

Aplicativo Atalhos permite automatizar uma série de atividades mecânicas no celular da Apple

PUBLICIDADE

Por Chris Velazco (The Washington Post)

Existe um aplicativo gratuito que vem pré-instalado no iPhone desde 2019, que pode ser facilmente ignorado: o Atalhos. O nome dele não diz muito, mas ele pode ser uma maneira poderosa de fazer seu iPhone executar truques complicados ou realizar tarefas automatizadas. Ou seja, ele vai te ajudar a ganhar tempo.

Os atalhos variam de super simples a surpreendentemente sofisticados. Você nem precisa ser um engenheiro como para ensinar novos truques úteis ao seu iPhone. Aqui está o que você precisa saber sobre a ferramenta.

O que é um atalho no iPhone?

PUBLICIDADE

Basicamente, é uma maneira fácil de dizer ao iPhone para executar uma série de tarefas para resolver um problema específico. É um pouco como fazer código de computador, mas você não precisa ter experiência em ciência da computação - apenas a vontade de dividir um problema em etapas.

Aqui está um exemplo: Faço capturas de tela quase que constantemente para me lembrar de algo que vi online ou em um aplicativo. Para ajudar a liberar espaço de armazenamento no meu telefone, criei um atalho que pergunta se quero excluir todas de uma vez ou apenas as que têm mais de um mês e que provavelmente nunca mais verei.

A ferramenta Atalhos, pré-instalada desde 2019 pode ser a chave para automatizar tarefas e economizar tempo Foto: Loren Elliott/REUTERS

Estas são as etapas que tive de juntar no aplicativo Atalhos para que funcionasse. Você pode ativar seus atalhos de várias maneiras, como tocando neles dentro do aplicativo Atalhos ou na tela inicial, pedindo à Siri para iniciá-los ou atribuindo-os ao botão de ação do iPhone (presente a partir do iPhone 15).

Qual é a diferença entre os atalhos e as automações?

Ao abrir o aplicativo, você verá duas opções na parte inferior da tela: Atalhos e Automações. O que isso significa?

A grande diferença se resume à maneira como você os aciona. Os atalhos, como o meu apagador de capturas de tela, precisam ser acionados manualmente, seja perguntando à Siri ou tocando em um ícone. Isso os torna ideais para lidar com tarefas sobre as quais você deseja ter algum controle ou com as quais não precisa lidar o tempo todo.

Publicidade

As automações são acionadas por eventos - elas podem ser ativadas em horários predefinidos, quando você chega a determinados locais ou quando executa ações específicas, como ativar o modo Avião ou colocar o telefone no modo silencioso.

Caso contrário, eles são essencialmente iguais. A partir de agora, vou me referir a esses itens coletivamente como “atalhos”.

Como faço para criar um atalho?

Primeiro, pense em uma tarefa ou em um momento do seu dia que acontece o tempo todo e que é simplesmente irritante.

Em seguida, pense no que poderia corrigir esses incômodos e divida-os em etapas.

PUBLICIDADE

Aqui está um exemplo: Ontem, abri acidentalmente um vídeo de culinária no YouTube. O som estava alto, um pouco barulhento, e logo fiquei envergonhado. Um atalho que silencia automaticamente aplicativos potencialmente barulhentos, como TikTok, Instagram ou YouTube, teria ajudado muito.

Esse é um caso bem simples de resolver: Primeiro, você abre o aplicativo. Em seguida, em resposta, você deseja que o volume do telefone seja definido como zero. Como você quer que isso aconteça sempre que abrir o aplicativo (e não apenas quando determinadas condições forem atendidas), você precisa de uma automação, não de um atalho.

Agora junte essas duas etapas.

Publicidade

Se tudo isso parecer um pouco trabalhoso, você não precisa criar o seu próprio atalho.

O aplicativo Atalhos tem uma galeria na qual você pode instalar atalhos prontos para tarefas simples. As pessoas também compartilham seus atalhos caseiros em fóruns na internet - você pode instalá-los e colocá-los em funcionamento ou visualizar a lógica que os faz funcionar para fazer anotações para seus próprios atalhos.

E, é claro, há muitos recursos para ajudá-lo a se familiarizar com os conceitos básicos, como vídeos introdutórios no YouTube e um maravilhoso passo a passo de um canal do YouTube chamado Ellen’s Tips for iOS.

Que atalhos devo usar?

Com um toque ou um comando de voz, você pode fazer com que seu telefone envie uma mensagem de texto para quem estiver em casa, informando seu horário de chegada.

“Eu também podia ver os minutos [na mensagem] e, se fossem muito mais altos do que o normal, eu sabia que havia trânsito no caminho para casa”, acrescentou.

Há um outro atalho que considero inestimável - um que gera um código QR que, quando escaneado com a câmera de um smartphone, conecta o telefone à sua rede WiFi. Finalmente a era de dizer às pessoas para lerem uma sequência de palavras sem sentido em seu roteador WiFi acabou.

Como os atalhos podem interagir com outros aplicativos instalados no seu telefone, você também pode aproveitar um amplo conjunto de recursos e ações, incluindo a capacidade de trabalhar com IA.

Publicidade

Se você quiser experimentar a vida como se tivesse o broche inteligente Ai Pin, da Humane, pode fazer o que eu fiz e criar um atalho simples que abre uma conversa por voz com o ChatGPT. As respostas foram completas e muito mais naturais.

Enquanto isso, se você tiver dificuldade para ler artigos longos - ou talvez tenha um pouco de inveja das ferramentas de resumo de IA em alguns telefones Android - há atalhos que fornecem a você a essência do que está no seu navegador da Web.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.