PUBLICIDADE

iOS 18: Apple está trabalhando em IA que funciona diretamente no iPhone

Ferramentas de IA no iPhone podem ser lançadas ainda neste ano, segundo a Bloomberg

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Arimathea
Por Bruna Arimathea

A Apple tem dado as primeiras pistas sobre o que pode ser a sua inteligência artificial (IA), que deve fazer parte dos novos iPhone 16, com previsão de lançamento para setembro deste ano. A tecnologia pode ser implementada já no iOS 18, sistema operacional da marca, e deve ter processamento 100% local, ou seja, sem enviar dados para a nuvem.

PUBLICIDADE

De acordo com o jornalista especializado em Apple da Bloomberg, Mark Gurman, a empresa está trabalhando em ferramentas de IA que não necessitem de conexão com a internet e possam ser processadas no próprio celular, que podem integrar traduções, transcrições e outros recursos que envolvam dados dos usuários.

Isso porque a Apple quer garantir a segurança das informações e fazer com que o usuário possa confiar na IA da empresa. Ainda, a performance dessas ferramentas, se processadas no próprio celular, deve ser mais rápida e eficiente — e, por consequência, agradar mais o consumidor.

Apple pode estar próxima de lançar sua própria IA no iPhone  Foto: Loren Elliott/REUTERS

A assistente de voz Siri deve receber grande parte das novas tecnologias. Além disso, outras mudanças no iOS 18 podem fazer deste sistema operacional uma das maiores atualizações já feitas pela empresa.

A Apple porém não confirmou se deve trazer sua IA já nos próximos lançamentos ou quais seriam as novas ferramentas com a tecnologia na empresa. O iOS 18 deve ser apresentado no mês de junho, no evento para desenvolvedores, o Worldwide Developers Conference (WWDC). O lançamento deve acontecer juntamente com os novos iPhones, tradicionalmente no mês de setembro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.