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R$ 1 milhão em um ano: Economista fatura com hobby de fazer aromas para perfumar carro, roupa e casa

Caio Murtinho começou com investimento de R$ 20 mil e hoje tem cinco lojas da marca Aurum Aromas, que perfuma casas, comércio, carros e roupas

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Por Leticia Quadros
Atualização:

Casa limpa é sinônimo de casa cheirosa. Foi com isso em mente que o economista e especialista em RH, Caio Murtinho, 32 anos, cresceu. Dessa associação, surgiu o hobby de criar os próprios aromatizantes. O sucesso dos produtos entre os amigos fez Murtinho transformar o passatempo em trabalho, e assim surgiu a Aurum Aromas.

O empresário apostou em fragrâncias exclusivas e na própria insatisfação da época de consumidor para potencializar a marca. E deu certo: no seu primeiro ano de existência, a empresa está perto de chegar a R$ 1 milhão de faturamento. O produto é para uso residencial e comercial.

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Murtinho afirma que prefere trabalhar com poucos aromas para investir na qualidade. Atualmente a Aurum tem seis fragrâncias, mas isso não impede a diversidade de produtos.

São 49 opções, mostrando que o mercado de aromas não se resume ao recipiente com as varetinhas, o formato popularmente conhecido. A empresa oferece spray para casa, água para perfurmar lençóis e roupas, óleo essencial, spray para carro, incenso e outras opções.

Com um conceito focado na exclusividade e na simplicidade, o empresário viu uma lacuna a ser preenchida no mercado: a durabilidade.

Partindo da própria experiência de aromatizadores que duravam apenas um mês, ele pensou em produtos que pudessem perfumar a casa das pessoas por mais tempo.

Caio Murtinho (à esquerda), criador da Aurum Aromas, e seu noivo, Diego Ferreira. Foto: Divulgação/Fábio Lima Martin

Além disso, produzir aromas simples, centrados na essência das matérias-primas, foi outra estratégia para conquistar os clientes.

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O investimento inicial foi de R$ 20 mil. “É importante fazer uma testagem e não começar com um volume grande de produtos. A gente começou focando em quatro aromas, e quando abrimos a loja aumentamos um pouco mais a variedade para que a gente pudesse oferecer e testar”, conta o empresário.

Hobby é um bom começo para empresa, diz especialista

Começar a empreender a partir de um hobby é uma excelente forma de começar um negócio, segundo Glauco Nunes, coordenador de Mercado do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O especialista alerta, porém, que, ao abrir uma empresa, é importante que a pessoa tenha clareza de que não vai fazer apenas o que gosta, e algumas funções vão precisar ser terceirizadas para que a empresa se torne sustentável.

Abrir mão da produção de aromas, por exemplo, foi algo que Murtinho teve que enfrentar. O que começou de forma artesanal hoje é produzido por uma indústria, que faz as misturas regulamentadas pelas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

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Para manter a qualidade dos produtos, entretanto, o empresário conta que faz questão de estar à frente de todo o processo: “A gente manda a receita, o frasco, o rótulo e a matéria-prima. Todo o controle é nosso. Isso foge do padrão geral, mas preferimos fazer o mais perto de como fazíamos no início”, afirma.

Outro aspecto é a diversidade de produtos da Aurum Aromas. Com uma visão de mercado que vem da herança de uma família de empreendedores, Murtinho investiu também em peças de decoração exclusivas para impulsionar as vendas.

Com o foco na arte popular brasileira, ele e a equipe fazem uma curadoria com mais de 70 artistas de todo o Brasil e revendem as obras nas lojas. A pluralidade de opções aumenta o ticket médio da empresa e reforça os valores de exclusividade e sofisticação que a marca quer passar.

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Ter opções diferentes é boa estratégia

De acordo com Glauco Nunes, oferecer diferentes opções de consumo é uma estratégia interessante para aumentar as vendas. Outro ponto importante é fazer uma análise de comportamento do público, para conhecer as necessidades do cliente.

Essas percepções ajudam a ampliar o olhar do empreendedor e a ter ferramentas para suprir a necessidade dos consumidores de forma mais adequada. Segundo o especialista de mercado, a palavra-chave para o negócio dar certo é “planejamento”.

Empresário não abandonou emprego em RH

O empresário mantém seu emprego. Para ele, com planejamento e organização, é possível manter as duas funções: “Eu acho legal poder motivar pessoas que estão presas no trabalho e talvez estejam com vontade de fazer outra coisa. Você não precisa abandonar o emprego para seguir seu sonho. É desgastante, mas também é prazeroso”, reforça.

A Aurum, que significa ouro em latim, tem atualmente cinco lojas abertas e uma em obras. A primeira delas foi em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, mas hoje a matriz da empresa fica no Shopping Parque Higienópolis, na região central da cidade.

Além delas, em São Paulo, há um estabelecimento no Shopping Iguatemi Campinas e outro, ainda em obras, no Shopping Iguatemi Alphaville, uma megastore, de 350 metros quadrados, que tem previsão de abertura em junho.

A Aurum Aromas conta ainda com filiais em cidades de dois outros estados: Santarém (Pará) e Lauro de Freitas (Bahia). A empresa tem uma linha com 6 fragrâncias e 49 produtos disponíveis.

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