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Elas são CEOs de grandes marcas no Brasil e dão dicas para que mais mulheres possam empreender

‘Estadão’ ouviu oito executivas e uma especialista para entender qual o caminho para as mulheres construírem negócios de sucesso

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Foto do author Geovanna  Hora

As mulheres representam quase um terço dos donos de negócios no Brasil. E conseguir tocar uma empresa não é fácil. Além dos desafios comuns a todos os empreendedores, elas ainda precisam enfrentar preconceitos, dificuldades de acesso a crédito e conciliar jornadas duplas de trabalho.

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Neste Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado nesta terça-feira, 19, o Estadão traz dicas para que mais mulheres possam ter acesso à informação e empreender.

O Estadão ouviu oito executivas e uma especialista para entender qual o caminho para que as empreendedoras construam negócios de sucesso. Para Francielle Faria, CEO da rede de biscoitos artesanais American Cookies, o principal segredo é o estudo.

“Por experiência própria, minha maior conquista foi o conhecimento. Além de não ter formação na área administrativa, ou seja, não tinha o conhecimento prévio em gestão ou finanças, eu também não fazia ideia de que o mundo do franchising era permeado por particularidades. Sempre ressalto a importância de estudar e conhecer sobre o negócio”, diz.

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Não saber precificar e não separar contas pessoais e jurídicas são principais erros

Geórgia Nunes, gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, aponta que um dos principais erros das empreendedoras é não saber precificar a dedicação que coloca no dia a dia. Ou seja, colocar no valor final do produto o tempo que foi despendido - naquele produto ou serviço - pela empresária.

Ela afirma que as mulheres sofrem com a síndrome do impostor - condição na qual a pessoa acredita que não merece o sucesso que tem, por não acreditar nas próprias habilidades. “Elas têm dificuldade para colocarem no valor do serviço ou produto o custo do seu tempo. A mulher sente culpa e tem a percepção de que nunca está preparada o suficiente”, explica.

Da esquerda para a direita, as CEOS de American Cookies, Francielle Faria, aiqfome, Steph Gomides, e Mundo di Chocolate, Vannessa Macena. Foto: Divulgação/American Cookies; Divulgação/aiqfome; Divulgação/Mundo di Chocolate

Outro ponto importante está relacionado à gestão de contas. Dados do Painel de Empreendedorismo Feminino, do Sebrae, realizado com informações da PNAD Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o último trimestre de 2023, mostram que 52% das empreendedoras também são chefes de família.

A especialista afirma que essa questão faz com que muitas mulheres misturem as despesas da vida pessoal e do negócio, o que é um erro. A dica dela é buscar por educação financeira, para aprender a separar as duas realidades e alavancar o seu empreendimento.

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Rede de apoio é passo fundamental no empreendedorismo feminino

Geórgia aponta que outro fator essencial para as mulheres é a rede de apoio. A troca de experiências, informações e conexão entre empreendedoras auxilia no crescimento de cada um delas.

“Nós temos dificuldades que se tornam menores quando dividimos com outras mulheres. Especialmente se elas já passaram por experiências que podem nos ajudar a enfrentar os nossos principais desafios”, destaca.

Ela também ressalta que as empreendedoras precisam estar sempre atrás de informações para basear suas decisões. Além de preparar a mulher para lidar com as demandas da gestão do negócio, fazer cursos e especializações também permite desenvolver o networking e conhecer fornecedoras de insumos ou produtos que possam facilitar o dia a dia da empresa.

CEOs dão dicas para empreendedoras

Confira, a seguir, duas dicas de cada executiva que participou da reportagem. As opiniões incluem desde recomendações técnicas, como buscar por cursos de marketing, gestão e finanças, até conselhos comportamentais, como acreditar no seu negócio e definir o que é inegociável para você.

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Steph Gomides, CEO do aiqfome (delivery de comida)

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  • Resolva um problema que afete muitas pessoas, não só você. Trabalhar com o que você ama é a consequência, mas para começar é importante entender o problema que você precisa resolver. Quais mudanças você vai gerar no mercado?
  • Nunca deixe de colocar a mão na massa. Conforme a empresa cresce, você pode se afastar das questões táticas e operacionais e perder o tato com o negócio e, principalmente, com seus clientes. Sempre que se sentir distante, volte para o feijão com arroz.

Sálua Bueno, CEO da Amélie Crêperie (restaurantes)

  • Construa um ambiente de trabalho prazeroso. Quando os colaboradores encontram satisfação no que fazem, isso se reflete diretamente na experiência do cliente. Investir em um local onde as pessoas se sentem valorizadas, com espaço para crescimento e reconhecimento, faz toda a diferença. Além disso, um ambiente positivo reduz a rotatividade e aumenta o engajamento, criando uma cultura que impulsiona o sucesso.
  • Invista na experiência do cliente. Empreendedores que valorizam esses momentos constroem uma base sólida de clientes. O foco no valor agregado se torna maior do que o preço pago pelo cliente e, também, é uma dica de ouro para garantir fidelização e recorrência alta para sustentabilidade do negócio.

Francielle Faria, CEO da American Cookies (cookies)

  • Invista em educação. Além dos desafios de conciliar maternidade, casa e família com o trabalho e vencer todas as adversidades de ser uma mulher no mundo dos negócios, para ser uma empresária bem-sucedida, você precisa de educação. Não adianta ter uma equipe afiada, se você não sabe conduzir ou avaliar o desempenho dela.
  • Valorize o conhecimento. A maior conquista de uma empreendedora é o conhecimento. Noções básicas de marketing, gestão, finanças e outros são fundamentais para você tomar as rédeas da sua empresa. Mesmo que você já tenha feito cursos profissionalizantes, o aprendizado deve ser constante.

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Victoria Medeiros, CEO da House Forneria (pizzas)

  • Conheça seus pontos fortes. Compreenda e valorize seus diferenciais, ao invés de tentar melhorar onde não é boa. Nestas áreas, o ideal é delegar para quem vai saber mais do que você.
  • Saiba quais são seus pontos inegociáveis. Precisamos saber quais são nossos tópicos inegociáveis para gerenciar melhor nosso tempo. Aprender a equilibrar a vida pessoal e profissional é uma das chaves mais importantes para aumentar nossa produtividade e bem-estar.

Aline Soaper, CEO do Instituto Soaper (escola de educação financeira)

  • Escolha um modelo de negócio que se adapte à sua vida. Você já terá muitos desafios para fazer a empresa crescer. Mudar completamente para um negócio que não se encaixa no seu estilo de vida vai tornar essa jornada mais desafiadora e aumentar as chances de você desistir antes de dar certo.
  • Estude o mercado e entenda o que as pessoas querem. Não crie seu negócio baseado apenas nas suas convicções pessoais. Para ter sucesso o empreendimento precisa resolver uma necessidade específica do público. Invista tempo nesse estudo de mercado, contrate especialistas, esteja certo que seu negócio vai servir a comunidade e não apenas seu gosto pessoal.

Luana Cabral, sócia-fundadora da Luah Semijoias (semijoias)

  • Empreenda em algo que goste. É muito importante investir o dinheiro em um negócio que você goste, isso vai te impulsionar nos dias de desânimo. Tem que ser um empreendimento em que você realmente acredite no potencial.
  • Pense como seu cliente. Todos os dias eu penso “como o meu cliente deseja que isso aconteça?”. É preciso sair da posição de empresária para ser mais assertiva na hora de definir metas para o seu público-alvo.

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Vannessa Macena, CEO da Mundo di Chocolate (chocolates)

  • Acredite no seu negócio. Conheça o negócio nas minúcias, saiba todas as variações, vantagens e benefícios. A primeira pessoa que precisa acreditar na força da sua marca é você.
  • Saiba se adaptar a qualquer situação. Enxergue tudo como um desafio e pense em como você vai superar esse obstáculo. É aquela velha história: se estiver cansada, descanse, mas não desista. Desistir não pode ser uma opção.

Arlete Wolfram, CEO da Porto do Sabor (restaurantes)

  • Tenha uma visão clara do negócio. É essencial saber onde quer chegar, definir metas, tomar decisões rápidas e, principalmente, ter objetivos bem alinhados com o propósito da empresa e um rigoroso controle financeiro. Isso pode fazer a diferença na hora de crescer e investir.
  • Planeje sempre. Um bom plano de negócios é fundamental para guiar as diretrizes da empresa, sempre com alternativas, flexibilidade e adaptabilidade. Mas também desenvolva resiliência e persistência, pois nem sempre as coisas vão sair como planejado. O mais importante é não desistir diante das dificuldades e aprender com os erros. Com um plano de negócios, você começa a focar na execução - e grandes ideias precisam de uma execução eficiente. Não esqueça de definir prazos e ações práticas para começar a agir.
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