PUBLICIDADE

Quem está na frente? Lula ou Bolsonaro? Veja o que dizem as principais pesquisas para presidente

Institutos realizam levantamentos para projetar resultado do segundo turno

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Estadão reuniu as principais pesquisas para a disputa pela Presidência entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) divulgadas recentemente. Foram considerados os institutos presentes no agregador de pesquisas do Estadão.

PUBLICIDADE

No primeiro turno, Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, ou 48,43% do contabilizado pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro, candidato à reeleição, recebeu 51 milhões de votos, ou 43,20% do total.

Os números foram divergentes com os dados divulgados na véspera do primeiro turno por parte de pesquisas. Após a eleição do dia 2 de outubro, o ministro da Justiça, Anderson Torres, pediu à Polícia Federal para que investigue os institutos de pesquisa. No dia 6, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os institutos de pesquisa de intenção de voto.

No último dia 14, o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro, determinou a abertura de um inquérito para investigar as empresas Datafolha, Ipec e Ipespe, sob o argumento de haver indícios de que os institutos atuaram “na forma de cartel” para “manipular” as eleições, cometendo o mesmo erro sobre o resultado da votação do último dia 2.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, no entanto, suspendeu as investigações abertas. Moraes pediu para a Corregedoria-Geral Eleitoral e a Procuradoria-Geral Eleitoral investigarem se houve abuso de autoridade e de poder para favorecer a candidatura de Bolsonaro.

Confira as principais pesquisas eleitorais

No Datafolha mais recente, divulgado em 19 de outubro, Lula está na frente, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro tem 48%. Confira a pesquisa.

No último Ipec (antigo Ibope), divulgado em 17 de outubro, Lula está na frente, com 50% das intenções de voto. Bolsonaro tem 43%. Confira a pesquisa.

Publicidade

Na última pesquisa MDA, divulgada em 17 de outubro, Lula está na frente, com 53,5% dos votos válidos. Bolsonaro tem 46,5%. Confira a pesquisa.

No levantamento mais recente da Ipespe/ABRAPEL, Lula está na liderança, com 53% dos votos válidos. Bolsonaro tem 47%. Confira a pesquisa.

Na última pesquisa Genial/Quaest, divulgado no dia 18 de outubro, Lula está na frente, com 47% das intenções de voto no segundo turno. Bolsonaro tem 42%. Confira a pesquisa.

Na sondagem mais recente do PoderData, divulgada no dia 19 de outubro, Lula está na frente, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro tem 48%. Confira a pesquisa.

No último levantamento do instituto Ideia, divulgado em 20 de outubro, Lula está na frente, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro tem 48%. Confira a pesquisa.

Pesquisas eleitorais projetam resultado do segundo turno entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Foto: André Penner/AP e Adriano Machado/Reuters
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.